Bullying o que é e porque ele acontece
Bullying, termo usado na psicologia anglo-saxônica que conceitua comportamentos agressivos e antissociais com agressões verbais ou físicas repetitivas no contexto escolar, embora possa estar presente em qualquer contexto social.
Segundo especialistas esse tipo de comportamento pode ter várias causas, desde carência de afeto, ausência de limites, maus tratos sofridos na escola e no ambiente familiar, as explosões de humor, a agressividade é uma maneira de chamar a atenção dos adultos e isso é um dado relevante que levou às pesquisas e enfim à identificação de uma doença psicossocial expansiva, conjunto de sintomas ou a Síndrome de Maus tratos Repetitivos (SMAR). Esta Síndrome apresenta rica sintomatologia: irritabilidade, agressividade, impulsividade, intolerância, tensão, explosões emocionais, raiva reprimida, depressão, stress, sintomas psicossomáticos, alteração do humor, pensamentos suicidas e a ação agressiva é a intimidação vinda de outra pessoa, apelidos, acusações, insultos, constragimentos, humilhação, opressão, ameaça.
Há uma caracterização, o agressor, que pode ser uma pessoa ou um grupo, o agredido que comumente sofre em silêncio e os demais que têm medo de sofrer a mesma violência nada fazem. Como vimos no vídeo apresentado, a pessoa que sofre bullying não procura ajuda por medo de ser ridicularizado ou ainda pelo fato da família ignorar o que acontece na escola.
Mas o bullying tem que ser combatido, há um programa Educar para a paz que defende uma educação mais humana para que acabe a cultura da violência nas escolas. Um caso recente que ilustra bem é o da escola de Realengo no Rio de Janeiro, o atirador matou onze estudantes; ele estudou na referida escola e segundo a família em depoimento, ele foi vítima de bullying.
Então, cabe a nós educadores estimularmos a cultura de paz nas escolas juntamente com as famílias, para que formemos adultos tolerantes e respeitadores das diferenças.
Um vídeo para ilustrar o tema:
Um vídeo para ilustrar o tema:
Há fóruns sobre o assunto na homepage da UNISAL- Universidade Salesiana, para quem quer fazer cursos na área da educação é uma boa opção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário