domingo, 22 de maio de 2011

Provence



Adoro arte provençal, estilo baseado na decoração de  castelos do sul de França, região de Provence.
Para brasileiros resume-se neste tipo de arte, mas consultando alguns sites franceses não é bem isso, então já que apreciamos assim, pátinas e muitas flores, voilà!
Estas peças foram feitas por mim, pátina branca, levemente desgastadas na madeira.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A importância da literatura na educação infantil


Sabemos da importância da literatura para o desempenho escolar das crianças, mas muitas vezes os pais não sabem da importância para o desenvolvimento de seus filhos, a leitura – mesmo para os que ainda não são alfabetizados - eleva o potencial cognitivo das crianças e ajuda a desenvolver as quatro habilidades de raciocínio: a atenção, a resolução de problemas, memória e proficiência na linguagem, sem contar o desenvolvimento das emoções e sentimentos. Qual criança que não gosta do encantamento gerado ao ouvir uma história? enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. “... e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos darão à vida da criança”, Bettelheim em A psicanálise dos contos de fadas.
Segundo Castro, em seu artigo A importância da leitura infantil para o desenvolvimento de criança, O contato da criança com o livro pode acontecer muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto não precisa ter contato com eles. Tal dúvida pode ser sanada com a orientação dos educadores conscientes da importância da literatura na vida de qualquer pessoa, que lê redige bem, fala bem e interpreta bem, um grande problema para muitos alfabetizados, lêem, mas não interpretam são verdadeiramente imigrantes literários. O que falta para que isso não ocorra (segundo estatísticas somente 14% da população lê) é criar oportunidades, visitas a bibliotecas, livrarias, manuseio de livros, contato com todos os tipos de literatura, as crianças gostam de poesia, porque a repetição os agrada, muitos adultos não sabem disso. Segundo alguns autores como Bramberg a capacidade de ler e apreender está intimamente ligada à motivação, logo, essa motivação pode vir do estímulo que professor dá na formação do hábito da leitura.
Quanto ao interesse das crianças pela literatura, é importante que a criança viva em um ambiente literário, mesmo que não seja alfabetizada, a proximidade, tocar um livro, explorar, ver imagens nele contidas desperta na criança o interesse e é um processo constante que deve acontecer em casa e na escola, ler tem que ser agradável, trazer bons sentimentos. Então leitura é uma tarefa ativa de construção e interpretação do significado do texto. Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano.


Texto apresentado ao curso "Literatura infantil: dando asas à imaginação" - Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bullying II - Cyberbullying


Cyberbullying :  violência virtual

No vídeo “Bang bang você morreu” é clara a decepção da vítima em relação à atitude da escola e também dos pais que se calam diante de tanta impunidade, um sentimento de vingança surge para sua própria defesa, uma atitude descontrolada como a do garoto não se daria por um motivo qualquer, por anos ele foi perseguido por colegas e suicidou-se aos catorze anos.
Por outro lado, os agressores têm um perfil de frieza, sarcasmo e ironia, por que será que os adolescentes acham isso normal? Isso não são traços de personalidade e sim de comportamento aprendido, qualquer pedagogo que estudou psicologia da educação poderia detectar, no entanto, muitos se calam por vários motivos, medo de perda de emprego, sofrer processo pela família do agressor; os pais geralmente não sabem que os filhos têm tal comportamento porque não têm o menor contato com a escola.
O cyberbullying é a agressão por meio virtual, que muitas vezes, acontece de forma mais rápida, mais agressiva e seus efeitos mais avassaladores porque expõe muito mais a vítima e não se restrige apenas no meio escolar, por esse motivo a vítima acha que jamais punirão seus detratotores. Essa forma vitual de agressão acompanha a tecnologia, a exposição pode ser por meio de fotos, filmes, desenhos e textos que muitas vezes a pessoa se depara sem querer, às vezes visitando uma página da web. O incentivo de ver na tv as páginas “que bombam” na web nada mais é que as páginas que mais ridicularizam e ainda mostram o número de visitas à página.
Devemos combater sob todos os meios o bullying, seja de forma virtual ou não, mostrando como se sente uma pessoa vítima desse tipo de agressão, podemos ensinar nossas crianças a detectar onde há agressão velada, ensinar a não ser platéia de atitudes que causam mal às pessoas.
Onde está o alarme social, político e educativo? É este o alarme que se deve soar nas escolas! 
    



Texto elaborado para o curso Bullying na Unisal - Universidade Salesiana.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Literatura


A literatura na educação

No Brasil se lê muito pouco, a cobrança vem no ensino médio por motivo de vestibular e não por prazer, as crianças têm pouco estímulo à leitura, na educação infantil hoje percebemos que muitos professores lêem pouco, como trabalhar a literatura se o profissional tem pouca ou não tem intimidade com os livros? Muitas crianças têm o vocabulário mais desenvolvido que muitos adultos, portanto, há que se cuidar da formação desses profissionais, ouve-se professores dizerem “não gosto de ler”, acho isso uma vergonha, como diz o escritor Ziraldo, os pais não costumam ler para as crianças e esse hábito é desenvolvido na infância e não na fase adulta com a formação já concluída.
Hoje há cursos de capacitação até para contar histórias, as crianças adoram histórias, seja qual for e de qual maneira seja contada, as crianças se encantam, se identificam com os personagens, com os detalhes, gostam de recontar, o imaginário delas não tem limite e isso é que é o grande foco do trabalho de literatura na educação infantil, deixar as crianças lidar com seus sentimentos, suas curiosidades, formando assim personalidades, trabalhando limites, regras, afetividade, desenvolvendo autocontrole, sem contar o desenvolvimento linguístico, de vocabulário, crianças que ouvem histórias e têm acesso à literatura têm um vocabulário altamente rico. Segundo Bruno Bettelheim, autor do livro A psicanálise dos contos de fadas, “... para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam...”.
A literatura estará presente na vida de nossos alunos se nós quisermos e nos esforçarmos, cabe a nós educadores orientar os pais, que muitas vezes nem tem consciência da importância da leitura na vida de seus filhos, muitos não tiveram  tal acesso também.



domingo, 1 de maio de 2011

El Flamenco

Fábio Rodrigues -bailaor brasileiro na Espanha

"O Flamenco é o espelho da Andalucia que sofre paixões gigantes e cala paixões, embaladas pelos leques e pelas mantilhas das gangantas que têm, tremores de sangue, de neve, arranhões vermelhos feitos por olhares." Frederico Garcia Lorca.
A primeira notícia escrita sobre flamenco foi em uma das "Cartas Marruecas" de Cadalso em 1774,o escritor atribui a origem dessa dança aos ciganos que executavam a música como passatempo, a influência dos ciganos se espalhou e se estendeu ao vestuário e alguns hábitos de vida.
No século XIX reaviva-se o folclore andaluz, as tabernas se transformam em cafés cantantes a partir de 1850, os ciganos passam a viver da música e da dança, nasce o flamenco, não como é conhecido hoje, logo simboliza a Espanha, considera-se como música étnica dos ciganos espanhóis.A expressão da cultura espanhola na dança está no movimento de mãos, saias , espressões fortes, a força do tacon para marcar o rítmo.
O flamenco é atualmente dividido em três categorias:
Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para a guitarra flamenca quanto para a dança flamenca e para o cante flamenco.
Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion.
As categorias de flamenco se subdividem em palos. Palos são estruturas rítmicas características do flamenco. Abaixo, alguns exemplos:

• Soleá
• Malagueña
• Bullerias
• Tangos
• Rondeñas
• Rumbas
• Sevillanas
• Alegrias
• Tientos
• Tarantas
Um dos autores mais conhecidos do flamenco na atualidade é Paco de Lucia → Cante flamenco e no cinema, Carlos Saura.
Flamenco - Patrimonio de la Humanidad.    Olé Fabinho!