Sabemos da importância da literatura para o desempenho escolar das crianças, mas muitas vezes os pais não sabem da importância para o desenvolvimento de seus filhos, a leitura – mesmo para os que ainda não são alfabetizados - eleva o potencial cognitivo das crianças e ajuda a desenvolver as quatro habilidades de raciocínio: a atenção, a resolução de problemas, memória e proficiência na linguagem, sem contar o desenvolvimento das emoções e sentimentos. Qual criança que não gosta do encantamento gerado ao ouvir uma história? enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. “... e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos darão à vida da criança”, Bettelheim em A psicanálise dos contos de fadas.
Segundo Castro, em seu artigo A importância da leitura infantil para o desenvolvimento de criança, O contato da criança com o livro pode acontecer muito antes do que os adultos imaginam. Muitos pais acreditam que a criança que não sabe ler não se interessa por livros, portanto não precisa ter contato com eles. Tal dúvida pode ser sanada com a orientação dos educadores conscientes da importância da literatura na vida de qualquer pessoa, que lê redige bem, fala bem e interpreta bem, um grande problema para muitos alfabetizados, lêem, mas não interpretam são verdadeiramente imigrantes literários. O que falta para que isso não ocorra (segundo estatísticas somente 14% da população lê) é criar oportunidades, visitas a bibliotecas, livrarias, manuseio de livros, contato com todos os tipos de literatura, as crianças gostam de poesia, porque a repetição os agrada, muitos adultos não sabem disso. Segundo alguns autores como Bramberg a capacidade de ler e apreender está intimamente ligada à motivação, logo, essa motivação pode vir do estímulo que professor dá na formação do hábito da leitura.
Quanto ao interesse das crianças pela literatura, é importante que a criança viva em um ambiente literário, mesmo que não seja alfabetizada, a proximidade, tocar um livro, explorar, ver imagens nele contidas desperta na criança o interesse e é um processo constante que deve acontecer em casa e na escola, ler tem que ser agradável, trazer bons sentimentos. Então leitura é uma tarefa ativa de construção e interpretação do significado do texto. Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano.
Texto apresentado ao curso "Literatura infantil: dando asas à imaginação" - Unisal Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário