sábado, 25 de junho de 2011

Literatura




O papel da escola e o incentivo à leitura

Se muitos especilaistas afirmam que a o número de crianças com comprometimento cognitivo real é baixo, isso significa que o problema está no ensinar, no entanto, grande parte não sabe aprender, tem dificuldades de interpretação e chegam assim na idade adulta, dado preocupante, porque as estatísticas mostram cada vez menores os índices de analfabetismo no país e hoje mede-se o alfabetismo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais). O que se leva em consideração para ser chamado de alfabetizado? A leitura e a escrita, isso não significa interpretação do que se lê. Há  que se pensar a repeito.
Partindo desse pressuposto o objetivo da escola não se limita ao simples fato de ensinar a ler e escrever, e sim de interpretar e pensar, a literatura é apreciada por quem entende o que lê, logo, a literatura é a chave do aprendizado. Na escola aprende-se ler para aprender.
Já ouvi crianças, adolescentes e até adultos dizerem ler dá sono, isso significa que a pessoa está lendo o que não interessa para ela ou não está absorvendo o que está lendo. O interesse vem com o despertar da leitura como algo bom, que transporte o leitor para dentro do livro, que o faça viajar, isso vem na infância por estímulos produzidos pela escola e pela família, a orientação também é importante, porque se a criança começa lendo coisas que despertem a curiosidade, ela vai buscar cada vez mais. Muitos estilos têm que ser apresentados para o novo leitor que com o tempo mostrará seu gosto literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário